1) Ao fazer o mapa individual (mental) do seu percurso, como você descreveria o uso dos seus sentidos ao fazer a experiência do caminho (visual, auditiva, olfativa, tatil)?
Como o caminho que estou fazendo para a Puc é um trajeto novo, no qual não tenho costume de fazer sempre, achei mais fácil tentar ressaltar os pontos mais marcantes e conhecidos pelos quais venho passando, como: Escolas, Restaurantes, Avenidas e ruas populares, etc.
O caminho no qual estou fazendo todos os dias é bem tranquilo e rápido. O trânsito flui muito bem, e raramente pego engarrafamentos. Apesar de que o horário ajuda bastante por não ser hora de pico.
Percebo claramente a mudança visual de uma região para outra. A região de onde saio (Buritis e bairros vizinhos) esta em processo de crescimento contínuo e muito acelerado, onde tem muita construção de edifícios e lugares de lazer para a população. Já em outra região por onde passo, no percurso para a Puc, como a Avenida Amazonas, percebo uma grande movimentação no fluxo de carros e, a poluição é bem maior. Chegando na Puc, bairro Coração Eucarístico, o fluxo de carros diminuí bastante. A região é bem arborizada e com vários bares e restaurantes ao redor da Universidade.
O percurso é bastante heterogêneo e interessante para observar.
2) Oque você pensa sobre essa experiência? Que raciocínio você faz sobre os lugares que considera significantes?
Achei a experiência muito interessante e intrigante, pois fez com que notemos mais o caminho que realizamos todos os dias, valorizando os detalhes do percurso, que muitas vezes com a correria do dia-dia passa despercebido para todos nós.
Deixamos muitas vezes de observar lugares lindissímos e patrimônios históricos, por total falta de atenção e interesse, sem sabermos as belezas que estamos deixando passar despercebidas em nosso cotidiano.
3) Oque você não compreende nas coisas, nas situações e lugares que destaca ao longo do caminho e, entretanto, gostaria de compreender.
Não consigo compreender a falta de educação com que algumas pessoas se comportam no trânsito, dirigindo em alta velocidade onde tem escolas, não respeitando vagas para deficientes e desrespeitando as leis de trânsito, gerando risco para a população.
Além disto tem a questão das pichações nos muros de casas, patrimônios históricos da cidade e etc. Além de ser uma tremenda falta de educação é horrível para a cidade, pois deixa a cidade feia e suja. Realmente não consigo entender oque leva uma pessoa a cometer tal ato de vandalismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário